Após nove anos, o açude Jacuricí, na diviza de Cansanção e Itiúba, na BA, voltou a transbordar na noite dessa quarta-feira (15)as 19:h 11m. Quando os primeiros fios de água escorreram, dezenas de pessoas que aguardavam ansiosas pela sangria festejaram com gritos de alegria.


O Jacuricí, oficialmente chamado Reservatório Marechal de Camandaroba, é formado por uma parede de mais de 2 metros, e quando a água transborda em grande volume, ela forma o "véu de noiva", proporcionando um belo espetáculo visual.
Acompanhar a sangria do Jacuricí é tradição em Cansanção. Neste ano, a "vigília" contou até com música e churrasco no local. Mas para ir assistir, tinha que ir na paz.
Com mas de 49 milhões de m³ e precisa de muita chuva para encher. De acordo com a meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária daBA, choveu 25% acima da média esperada para o Estado, no primeiro trimestre deste ano. Para se ter ideia, no último dia 11,12,13 E 14 de janeiro, a capacidade toda do reservatório estava com volume de apenas 69,6%, segundo o Instituto de Gestão de Águas da BA. Ou seja, a chuva ajudou para a sangria que vemos hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário