quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Pesca do pintado vai ser proibida a partir de dezembro em todo o país


00:00/10:1

Neste sábado (03/09) o Terra da Gente vai trazer dados exclusivos dos estudos que foram a base para essa decisão. Uma delas mostra que o pintado está sumindo dos rios brasileiros. Mas por que um dos nossos maiores bagres, que pode chegar até 50 quilos, está ameaçado? Vamos mostrar um levantamento de dados feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que mostra uma redução de 30% no número de peixes da espécie nos últimos 15 anos. “Hoje o pintado está em uma categoria que chamamos de vulnerável. Entre as categorias de ameaça é a mais baixa, mesmo assim, é uma categoria de risco”, enfatiza Carla Natasha Marcolino Polaz, bióloga e analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continent

Para tentar salvar um dos nossos maiores peixes de couro, o pintado foi incluído em um plano de recuperação do Ministério do Meio Ambiente, que prevê uma série de medidas, entre elas a proibição da pesca a partir do dia 06 de setembro de 2022. “O que acontece é que qualquer coisa que retire o indivíduo da natureza neste momento, será mais um agravante. Não foi a pesca que colocou o pintado na lista de espécies ameaçadas, mas devido a situação de degradação atualmente, a pesca se torna um impacto adicional”, justifica Carla.

O estudo aponta que a principal ameaça para a espécie são as hidrelétricas. “Esses barramentos interrompem as rotas migratórias, principalmente no Alto Paraná e no Alto São Francisco. São bacias com sequências de barragens que deixam os pintados literalmente ‘enforcados’ entre uma barragem e outra. Eles não conseguem completar o ciclo de vida”, completa Carla.

PESCA ESPORTIVA DO PINTADO TAMBÉM SERÁ PROIBIDA

Entre tantos surubins que vivem nos rios brasileiros, apenas a pesca do pintado (Pseudoplatystoma corruscans) será proibida, inclusive o pesque e solte. “Qualquer uso relacionado a espécie não será permitido. Se, por exemplo, você estiver pescando uma cachara e com a mesma isca você fisgar um pintado, o pescador tem que soltar imediatamente o exemplar. As pousadas não vão poder divulgar a pesca dessa espécie como um atrativo”, explica Luciana Carvalho Crema, coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental do ICMBio.

A proibição passa a valer a partir do próximo dia 05 setembro, mas depois será feita uma avaliação para estudar caso a caso. “Uma coisa são os estudos técnicos classificarem a espécie como ameaçada de extinção, outro ponto é como o país vai lidar com uma espécie que tem um grande interesse pesqueiro. Será feita uma discussão para se encaminhar as questões de ordenação de uso. Por exemplo, a gente tem espécies ameaçadas no Brasil autorizadas para o uso sustentável. Esses são desdobramentos posteriores, uma vez que as espécies são classificadas como ameaçadas”, completa Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem as Mas acessadas da Semana

Atenção pescadores e pescadoras fique atento;

A convocação do pessoal dos processo pelo qual nos iremos notifica diaramente aos pescadores a se apresentar para fazer a manuteção e fazer ...